Anterior | Inicio | Siguiente



Análise de Sobreviência e Confiabilidade; Francisco Louzada-Neto, Josmar Mazucheli,Jorge Alberto Achcar
O termo análise de sobrevivencia e / ou confiabilidade refere-se a coleção de procidementos estatísticos para a análise de dados relacionados ao tempo até a ocorrência de um determinado evnto de interesse. Geralmente, análise de sobrevivencia relaciona-se a a dados biomédicos, enquanto confiabilidade refere-se a pesquisa industrial. Em estudos médicos, o evento de interesse pode ser o tempo decorrido até o óbito do paciente, enquanto que em pesquisas industriais, o evento em questão pode estar relacionado ao tempo até a falha de um determinado produt manufaturado.
Neste texto introdutório, apresentamos os conceitos básicos da análise de dados de sobrevivencia e confiabilidade, como também, as ferramentas necessárias para implementação da análise no software R. Um tratamento exaustivo sobre análise de sobrevivencia e confiabilidade esta fora de contexto e varios tópicos não são apresentados ou considerados em sua plenitude, o que gera a oportunidade para melhorarmos o material.
Sumário: 1. Fundamentos, 2. Descrição do comportamento do tempo de Sobrevivência, 3- Procedimentos Não-Paramétricos, 4. Algumas Distribuições básicas de sobrevivencia, 5. Análise Paramétrica, 6. Modelos de Regressão em Sobrevivência, 6. Modelagem via função de Risco.