Anterior | Inicio | Siguiente



Introduçâo a Geometria Computacional, Paulo C. Carvalho
Este libro se originou em notas de aulas decursos dados na PUC-Rio em 1990 e no IMPA em 1991. Os alunos destes cursos estavam típicamente no inicio de um programa de Mestrado em Computação ou Matemática, mas nem todos possulam pré-requisitos formais em Computação (análise de complexidade de algoritmos, estrutura de dados).
Na realidade, muitos dos alunos estavam mais interesados nas aplicações, principalmente á Computação Gráfica, do que no estudo teórico de algoritmos ótimos.
Este curso apresenta uma introdução aos aspectos teóricos dos algoritmos geométricos sem perder de vista a necessidade de implementá-los na prática. Deste modo, são apresentados alguns algoritmos que, a pesar de não serem ótimos, podem ser implementados com facilidade. Na verdade, todos os algoritmos apresentados neste libro foram implementados e estão disponiveis em disco para os leitores.
Oconteúdo deste libro sofreu influencia de diversos trabalhos. Em especial, destacamos os textos de Preparata-Shamos PS e Guibas-Stolfi GS2 SOBRE Geometria Computacional e de Sedgewick S sobre algoritmos em geral.